Blog

Se interessa por folclore?

Se interessa por folclore?


 

Olímpia é um município brasileiro que está localizado no interior de São Paulo, que tornou-se famoso no Brasil inteiro não só pela diversidade e quantidade de parques aquáticos e de águas termais, como também pela vida noturna agitada e por ser sede de um dos eventos mais famosos do país relacionados ao folclore, o “Festival do Folclore de Olímpia”.

A Orlando brasileira, como carinhosamente é apelidada, Olímpia tem destaque nacional por conta dos seus pontos turísticos e grande preparação para receber os visitantes de todas as regiões.

Mas, o que é o Festival do Folclore de Olímpia?


O Festival do Folclore de Olímpia é conhecido em todas as regiões do Brasil por ser um grande encontro da cultura brasileira. Por receber mais de 150 mil pessoas todos os anos durante a festividade, Olímpia tornou-se a Capital Nacional do Folclore.

Totalmente gratuita, a festa acontece no mês de agosto e tem como principal objetivo manter a cultura popular brasileira viva. Além disso, por conta da festividade, algumas áreas da cidade se tornam bastante movimentadas, como o comércio, o turismo e também os serviços mais básicos da região.

Para que aconteça o Festival do Folclore de Olímpia em sua excelência, a cidade mantém um incentivo aos grupos folclóricos da região, para que a valorização comece desde cedo, destacando a importância dessa celebração. 

Então, hoje, são mais de dez grupos folclóricos e três parafolclóricos, que são estudados desde cedo nas escolas, sejam elas públicas ou privadas. Assim, os próprios moradores da cidade já sabem da relevância dessa exposição para a cultura local e nacional.

Dessa forma, o folclore continua sendo repassado de geração para geração, visto que a festa acontece desde os anos 50 na cidade por iniciativa de um professor chamado José Sant’Anna, que levou seus alunos para o centro de Olímpia para apresentar o folclore local e nacional.

Onde acontece e principal objetivo 

Vendo o sucesso e o interesse das pessoas, essas apresentações ganharam um destino certo: a Praça das Atividades Folclóricas, como uma forma de homenagear o precursor do projeto cultural. 

Dessa forma, mantém-se o objetivo principal do evento que é contribuir para a preservação do folclore, além de conscientizar as pessoas sobre a importância de manter funcionando a cultura brasileira em sua essência, e, para isso, é preciso estimular as atividades folclóricas não só em Olímpia, mas nos outros lugares do Brasil, já que as apresentações por lá abraçam todas as localidades.

O que acontece durante o Festival do Folclore de Olímpia?

O Festival do Folclore de Olímpia acontece durante uma semana com uma programação repleta de danças e folguedos, além de cursos, palestras, seminários, oficinas e gincanas de uma forma que tudo seja voltado para o folclore. 

Fora isso, para estimular a economia e o turismo por completo, há exposições das peças desenvolvidas pelos artesãos da região, além de campeonatos, eventos, feiras e exposições gastronômicas. Para finalizar, no domingo,  há um desfile.

Durante todo o festival, as apresentações acontecem em vários pontos da cidade, sejam pelas ruas ou na própria praça, se fazendo presente em todos os locais de Olímpia.

Ficou interessado em curtir Olímpia, sua diversidade e o Festival do Folclore? A Pousada Kaluanã Olímpia é o local certo para você, sua família e amigos. Afinal, a nossa localização é ótima, estando na Estância Turística de Olímpia-SP, a poucos minutos do Parque Aquático Thermas dos Laranjais.




Peça um orçamento

Peça um orçamento

Veja mais

Dicas para viajar
Viaje com segurança
Leia mais
Como escolher a melhor hospedagem?
Escolha a hospedagem ideal
Leia mais
Atrações do Thermas dos Laranjais
Mergulhe nessa diversão
Leia mais
Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites
WhatsApp